O Futebol de Cinco é jogado em quadra de Futsal ou de Futebol Sosity, com o comprimento máximo de 42 m e a largura de 22 metros.

Cada equipe é composta por 4 jogadores de linha e 1 goleiro.

Os jogadores de linha usam tampões cirúrgicos sobrepostos por uma Venda Oclusiva, para impedir que algum jogador possa ter resíduo visual e levar vantagem sobre os outros.

O goleiro, apesar de enxergar normalmente, tem sua área de gol reduzida a 2 m a frente e 1 m às laterais dos postes da trave. Qualquer interferência dele fora de sua área, acarreta em uma penalidade contra sua equipe.

A APADV começou com a prática do Futebol de Cinco em 2007, com apenas 2 treinos semanais pois, a equipe técnica é voluntária e os jogadores necessitam trabalhar em outras áreas também, já que a associação não possui um patrocínio que permita dedicaçãointegral de todos.

Com apenas um ano de desenvolvimento da modalidade, conquistamos a Copa Brasil da Série B, garantindo lugar na Série A; somos tricampeões Paulista dos anos 2008, 2009 e 2010, sendo que Antonio Taffarel, foi o goleiro menos vasado nas 3 competições. Além disso, Tafarel também foi campeão pela Seleção Brasileira, da Copa América em 2009 e campeão Mundial em 2010, garantindo a participação do Brasil nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012.

Em 2010, a equipe de Futebol da APADV também conquistou o Regional Sul de Futebol de Cinco e ficou em 9º lugar, na classificação geral da Copa Brasil.

Vale destacar, que o técnico Ricardo Robertes, é o coordenador de Futebol da Federação Paulista de Desportos para Cegos / FPDC e a partir de 2010, passou a compor a equipe técnica da Seleção Brasileira e, junto com Tafarel, conquistou o tricampeonato mundial para o Brasil.